O garotinho dono deste quarto foi o bebê que dormiu no Quarto dos Elefantes, que fiz em 2011.
Ao longos dos últimos quatro anos, o quarto foi mudando pra se ajustar às mudanças do seu morador, que foi crescendo até se tornar um “menino grande”, como ele gosta de se intitular, e que já não tem mais nada de bebezinho (ah, esse tempo, sempre correndo demais).
O berço logo deixou de fazer parte da mobília, assim que houve a mudança do sobrado para a casa nova. Coincidiu com a época que eu comecei a ler sobre Montessori, e bem, eu já tinha a cama guardada, pois a comprei junto com o berço e os outros móveis, e achei que fazia muito mais sentido que ele tivesse liberdade para explorar o seu mundo.
A chaise longe também deu lugar à poltrona, mais ou menos na época da mudança, quando ele decidiu que queria parar de mamar no peito, e o trocador virou cômoda depois que ele parou de usar fraldas.
Além disso, ele ganhou uma tenda, no estilo das tendas de índio, que eu havia comprado em 2011 também, mas só montei na casa nova.
E bem, assim ficou o quarto dele por dois anos e meio. Tinha ainda as almofadas e os objetos do Quarto dos Elefantes, mas nenhum quadro nas paredes, nada. Ficou esperando até que eu tivesse tempo e inspiração pra colocar a mão na massa, assim como todos os ambientes da casa.
E a inspiração veio de repente, de uma madrugada insone no Pinterest. Entre tantas imagens lindas, de quartos incríveis de criança, essa aqui me fez parar de procurar e começar a ter idéias.
Eu resolvi que queria usar muito preto, branco e cinza, com uns toques de azul e amarelo, em meio aos móveis de madeira. E que não queria todos os móveis iguaizinhos, então reformaria alguns.
E depois disso tudo resolvido, comecei a busca por tecidos, papéis de parede e objetos que deixariam o quarto desse menininho como eu estava imaginando. E eu sabia que se eu conseguisse, ele ia gostar.
Depois, foi só colocar em prática os projetos DIY, que são minha parte preferida, sem contar o dia de montar o quarto e ver tudo prontinho, lógico.
Quem segue o meu Instagram @casacomamor acompanhou alguns detalhes dessa parte: o criado mudo, que foi todinho reformado, minhas primeiras experiências com bordado, a alegria de finalmente receber os tecidos (uma novela que começou em fevereiro e não terminou até agora), a casinha forrada com washi tape, o papel de parede, as aventuras no mundo das tintas spray e a reforma da cômoda, com papel adesivo.
E finalmente tudo ficou pronto, os quadrinhos ganharam molduras, o papel de parede foi colocado, a costureira conclui sua parte e os objetos todos chegaram. E foi o dia feliz de montar o quarto, que foi a parte fácil. Difícil foi manter um menino muito ansioso fora do quarto até estar tudo prontinho. :)
Mas valeu a pena, porque o brilho nos olhinhos dele quando viu a surpresa foi encantador!
Seja bem vindo ao quarto de menino grande!
Começando pela cama, que é a primeira coisa que se vê, quando se entra no quarto.
Ela é uma cama bem bacana, que pode ir crescendo junto com a criança. Ela pode ficar com três comprimentos diferentes, e inclusive o colchão também tem uma parte maior e duas menores. Porém, pela dificuldade de encontrar jogos de cama nos tamanhos menores, eu optei por deixa-la do maior tamanho.
A cama, assim como o criado, a cômoda e o armário, são da Ikea, de uma coleção chamada Leksvik, que infelizmente saiu de linha. Estes móveis foram trazidos ao Brasil aproveitando a oportunidade de uma mudança que estava vindo dos EUA em um container, no início de 2009. A escolha foi feita pela dificuldade de se encontrar móveis para quartos de bebê em madeira natural por aqui, e também pelo preço, que na época era muito inferior ao preço dos móveis de bebê brasileiros.
Fiz bandeirinhas de papel de scrapbook pra colocar no pé da cama.
E muitas almofadas, pra deixar bem aconchegante.
O tecido da colcha, que tem estampa de gotinhas com contorno pontilhado branco, sobre um fundo cinza (como a almofada mais ao fundo, na foto abaixo) é da coleção April Showers by Bonnie & Camille para Moda Fabrics, e se chama Gray Raindrops. Ele foi comprado nos EUA, mas como é de uma edição limitada, deve ser difícil de encontrar agora.
As almofadas de gotas pretas no fundo branco e gotas brancas no fundo cinza, de ondas azuis e amarelas e de minitriângulos pretos, foram feitas com tecidos que comprei na Coréia do Sul, através da Etsy.
A compra foi feita no início de fevereiro e chegou rapidamente ao Brasil, no dia 20/02. Porém está até hoje, mais de cinco meses depois, parada na Receita Federal. Pelo menos isso é o que os Correios dizem pra mim. Eu tenho certeza que este pacote foi extraviado, mas eles não fazem a gentileza de admitir isso e reembolsar o valor declarado ao vendedor, para que eu seja ressarcida. Triste, muito triste.
Enfim, quando eu percebi que os tecidos não chegariam, eu fiz uma nova compra, mas dessa vez solicitei o frete expresso, e em menos de 15 dias estava com os tecidos em mãos, finalmente. A lojinha onde eu comprei é a Land of Oh, mas eu já aviso que ela tem um monte de tecidos lindos, moderninhos, fofinhos, e que é quase impossível resistir. Só lembre de contactá-la e solicitar o frete expresso!
Toda essa parte de costurinhas quem fez pra mim foi a Espera Neném.
A almofada preta com nuvens brancas era um desejo antigo de muitas fotos de ambientes escandinavos no Pinterest. E bem, como esse tecido é dominante no quarto que usei como inspiração (na foto lá no alto), era um item que eu queria muito, e encontrei também na Etsy, na Andshine, que é inglesa. Um detalhe importante: encomendas que vem da Europa não tem código de rastreamento, e podem demorar 90 dias pra chegar. E como toda encomenda internacional, está sujeita ao imposto de importação.
A almofada de dinossauro é da Land of Nod, loja linda, linda que vende a linha infantil da também linda Crate & Barrel.
O tapete ao lado da cama é da Zara Home, e na verdade é mais comprido, eu devo ter tirado uns 80 cm de comprimento dele, pra ficar do tamanho que eu queria.
Ele tem listras cinzas de larguras diversas sobre um fundo offwhite.
Ao lado da cama ficam o criado mudo e um cesto.
Esse foi o criado mudo que reformei, ele era da mesma cor da cama, e já fez parte de dois quartinhos por aqui, o Quarto dos Passarinhos (que é anterior ao blog, e por isso a qualidade das fotos não é das melhores) e o Quarto dos Elefantes:
Depois de seis anos de uso, ele estava bem destruidinho, cheio de batidas e bem riscado. Então eu resolvi lixar bem, passar massa para tapar os buraquinhos e pintar (usei tinta esmalte à base de água, e todo material, lixa, massa, espátula, rolinho, tinta, foi o moço da loja de tintas quem me ajudou a escolher).
Foi a primeira vez que eu reformei um móvel de madeira antigo, e achei que ficou bem legal. Adorei que agora os móveis não são todos da mesma cor.
Nas prateleiras do criado alguns livrinhos, um quebra-cabeças de blocos e o carrinho, que já fazia parte do quarto anterior também.
Mais livrinhos, esse da coleção Criança Curiosa, da qual somos todos fãs por aqui, um leãozinho que veio junto de uma viagem de família e a caixinha de Lego, que não tem Lego dentro, mas sim uns bonequinhos desmontáveis.
A luminária de pandinha chinesa eu achei aqui na Zona Criativa. E os bloquinhos da Little Sapling Toys já faziam parte do quarto antigo.
O cesto lindo, de tecido chevron preto e branco, é da Renata McCartney Home.
E dentro dele sim, tem Lego. :)
Sobre a cama, uma composição de alguns objetos cheios de amor, e alguns objetos que o dono do quarto ama.
O coração, com a palavra amor, foi a lembrancinha do batizado do pequeno morador.
Tanto o coração, quanto o anjinho da guarda fofíssimo (feito sob encomenda pela artesã Ana Christello, em 2009), já faziam parte do quarto dos elefantes.
A letra “M” de metal, inicial do menino, também é da Land of Nod.
E o sapinho fofo foi trazido de uma viagem.
Os bastidores, foram reaproveitados do Quarto dos Elefantes. Eles costumavam ficar em uma composição acima da chaise. Eu peguei quatro deles e resolvi tentar bordar. E fiquei bem feliz com o resultado. :)
O foguetinho para o amor infinito, e além.
Minha primeira tentativa em bordar texto, que eu achei uma delícia de fazer, tem a frase de boa noite do menininho:
A nuvem fofinha (amo nuvens, como vocês já sabem):
E o solzinho feliz, que, assim como os outros está longe de ser perfeito, mas cheio de amor e carinho, que é o que interessa.
E pra finalizar essa parede, a parte preferida do pequeno, em todo o quarto dele, a prateleira de casinha, da Meu Móvel de Madeira, que eu pintei com tinta spray pra ficar cinza.
Esse menino adora coisas pequeninas, desde que ele mesmo era bem pequenino. Sempre gostou de enfileirar, separar, montar e desmontar, brincar e imaginar mil coisas com objetos pequenos. E além disso, ele também gosta de colecionar coisas, sempre pequenas.
Então esse foi o jeito que encontrei de ele ter algumas das suas coisas preferidas fazendo parte do seu quarto, e com fácil acesso, pra que ele possa brincar quando quiser (que desde que o quarto ficou pronto é todos os dias, por várias horas).
Aqui está sua coleção de bonequinhos Lego:
Alguns Angry Birds, alguns zumbis, alguns Pokémons:
E alguns personagens do Star Wars, que, apesar de ele nunca ter assistido os filmes originais, por ainda ser pequeno para o conteúdo, já adora em função dos desenhos animados Lego, e do Angry Birds Star Wars.
Ao pé da cama, como havia espaço, eu resolvi colocar mais um móvel para livros e outros objetos, e uma banqueta pra ele usar pra ler, calçar os sapatos e servir de escada pra pegar qualquer coisa que esteja na parte mais alta do armário.
Estes são da Tadah!.
Os dois nichos, um de cada cor de madeira, eu pintei com tinta spray. O de madeira mais clara eu pintei todinho de preto na parte externa, e o de madeira mais cor de mel eu pintei de azul apenas por dentro. Os pezinhos ficaram da cor original.
No nicho de baixo há muitos dos livros preferidos do garotinho, que é apaixonado por leitura de histórias.
O cavalinho de madeira articulado é da Tok Stok, e o sapinho de corda foi trazido de viagem.
No nicho de cima, mais livros preferidos.
Um baleiro recheado com bolas de feltro. O baleiro eu encontrei na Lou Papeterie e as bolinhas eu comprei na Etsy, e vieram da Alemanha, da lojinha 8natur (também demoraram muito pra chegar e sem código de rastreamento).
A simpática dupla de cachorrinhos também é da Tok Stok, e na verdade são saleiro e pimenteiro. :)
Sobre os nichos, também alguns objetos.
A caixinha de música que foi paixão a primeira vista, trazida de uma viagem. Para ver como ela funciona é só ver este vídeo do Instagram.
O elefantinho branco de cerâmica também é da Tok Stok.
E a casinha, também da Tok Stok, eu cobri com washi tapes.
A banqueta também é da Tadah! e já veio na cor amarela.
E o papel de parede incrível é da Burgerplex, e pode ser colorido com canetinhas.
Eu acabei colocando as sobras do papel em um outro ambiente da casa para que as crianças possam colorir, porque eu acho que ele muito colorido vai ficar cansativo para o quarto. Mas se quando ele terminar de colorir o outro ambiente ele quiser colorir o do quarto, bem, o papel foi feito pra isso, né? ;)
E bem, ainda tem muita coisa linda pra mostrar deste quarto, mas assim como o Quarto da Pequena Artista, são mais de 100 fotos, muitos links e muito tempo pra fazer um post tão grande.
Então eu vou parar por aqui hoje, que preciso dormir, e muito em breve eu venho mostrar cada pequeno detalhe dos outros cantos desse ambiente, tá?
Até logo!
Lahna :)
Arquivado em:craftices, decoração, quarto de criança Tagged: abajur, almofadas, amarelo, angry birds, azul, baby, bandeirinhas, banqueta, bastidor, bebê, bed light, bedroom, black, blue, books, bordado, boy, branco, brinquedos, bunting, cesto, chevron, child, children, chuva, cinza, clean, cloud, colorir, criança, decor, decoração, dinosaur, dinossauro, embroidery, espaço, feito à mão, foguete, furniture, gotas, gray, handmade, hoop, ikea, Lego, letra, letter, livros, luminária, madeira, móveis, menino, monsters, monstrinhos, monstros, neuter, neutro, nicho, nichos, nursery, nuvem, panda, papel de parede, pillows, preto, quarto, rain, raindrop, rocket, rug, scrapbook, sol, space, spaceship, star wars, sun, tapete, to color, toddler, toys, wallpaper, washi tape, white, wood, yellow