Quantcast
Channel: Casa com Amor » azul
Viewing all articles
Browse latest Browse all 29

festa arvorezinhas – um ano do matias e três anos da malu

$
0
0

Quando eu descobri a gravidez do Matias e vi que a data provável do nascimento dele seria bem próxima do aniversário da Malu, disse pra mim mesma que eles sempre teriam cada um sua festa.

E aí o primeiro aniversário chegou e eu já mudei de idéia (sou uma pessoa super estável, como dá pra ver).

Acontece que, nos dois primeiros aniversários da Malu, fizemos festas bem íntimas, só para os avós, tios e primos. Mas tínhamos muita vontade de convidar também alguns dos nossos amigos, aqueles com quem temos mais contato.

Então primeiro pensei em fazer uma festa maiorzinha pra comemorar o terceiro aniversário da Malu, e uma só pra família para o primeiro aninho do Matias (e deixar a festa grande dele mais pra frente), mas ah, se vamos reunir tanta gente querida por um motivo, porque não aproveitar e comemorar duas coisas maravilhosas de uma só vez, né?

Então, depois de mais uma vez morder minha língua (a maternidade tem muito disso) e decidir fazer duas festas em uma, o desafio era achar um tema e uma paleta de cores que não fossem nem muito femininos e nem muito masculinos.

E aí aconteceu que, uma menina muito querida, chamada Bruna, fez a festinha de um ano da filha dela, que se chama Clara, inspirada em parte pelas coisas que posto por aqui, e postou no Facebook, e eu vi, e a tal festa ficou lindíssima.

E o tema central da festa da Clarinha foram duas arvorezinhas bem simples, com copas redondas.

E quando eu vi as fotos nasceu toda a inspiração para a festa da Malu e do Matias: árvores!

Legal essa troca de inspirações, não?

E aí pensei inicialmente em usar duas cores, mas não sabia muito bem quais.

E no final das contas o que decidiu as cores da festa foram as lanternas de papel.

Porque o marido estava indo viajar, assim de última hora, e ia passar um dia só lá nos EUA. E eu sempre amei as tais lanternas da Martha Stewart, mas como nunca achei um site que as mandasse pro Brasil, eu nunca tinha tido a oportunidade de usá-las.

Aí rolou essa viagem do Fá, eu lembrei das lanternas da Martha e corri pra Amazon ver as cores disponíveis, que eram roxo, rosa, verde, azul e branco. Logo descartei o rosa, que é muito feminino e o branco, porque eu queria uma festa bem colorida. Então sobraram o verde, o azul e o roxo. Achei que roxo com azul ia ficar apagado e que azul com verde ia puxar muito pra cores reconhecidamente masculinas. Então estava decidido: verde e roxo.

Comprei as lanternas, mandei entregar num endereço onde o Fá ia passar durante a viagem e relaxei. Ou não.

Porque na noite seguinte vi num blog uma composição lindíssima que usava verde limão, roxo e azul turquesa, e fiquei super inquieta. E não consegui dormir até me convencer de que a festa tinha que ter azul turquesa também, levantar no meio da madrugada, logar na Amazon e comprar as lanternas azuis.

E depois de ter tema e cores decidios, fui só deixando a inspiração crescer, pesquisando toneladas de referências e claro, trabalhando muito, muito, muito.

Porque fazer festa maior dá um trabalho muito maior.

Foi muito legal estar com tantas pessoas queridas, ver o carinho de cada uma delas por nossos filhotes e principalmente ver tantas crianças juntas correndo pra todos os lados e se entendendo na linguagem universal da bagunça.

Mas definitivamente não dá pra fazer festa assim todos os anos, pelo menos se eu quiser fazer tudo sozinha.

Foram dois meses de mão na massa na maior parte do meu tempo livre, e especialmente nas quatro últimas semanas, em que eu mal dormi. Sério.

Mas o resultado ficou tão lindo, e eu fiquei tão feliz quando olhei tudo pronto e pensei: “fui eu que fiz”, que acho que logo esqueço a trabalheira e começo a planejar tudo de novo.

Então, chega de papo e vamos às fotos, que, se preparem, são muitas (como sempre, né?):

O salão do condomínio é bem amplo e bem legal pra trabalhar, porque a base é bem neutra (marrom), tem muita madeira e muito vidro, que deixa o verde do bosque entrar e fazer parte da decoração.

A desvantagem é que ainda não tem nenhum móvel, nem geladeira, nem nada. Então tive que locar tudo, mesas, cadeiras, refrigerador e tal, e tive que levar vassoura, rodo, todas as louças, produtos de limpeza, forno, formas, panos e até as lixeiras de casa.

Na mesa das lembrancinhas, que ficou bem na entrada, coloquei uma toalha verde, um vaso cheio de lisiantos roxos e as lembrancinhas, que já apareceram por aqui.

Os enfeites das mesas eram garrafinhas de Ice ou Chocomilk (reaproveitadas do batizado), enfeitadas com uma tag de papel. Dentro de cada uma, três galhos de árvores com pompons de lã nas pontas.

Ao redor das garrafinhas, joguei confetes cortados no formato das copas das quatro arvorezinhas que escolhi para a festa.

E também coloquei em cada mesa um cardápio, porque muitas vezes a gente não sabe o que é a comida e tem que se arriscar, né?
Eu, que não gosto de palmito, já várias vezes fui com tudo num risóles pensando que era de carne e tive uma surpresinha desagradável.

Nas portas de vidro, pendurei grinaldas de círculos de papel. Fiz com 2,5 metros cada uma, mas sem medir lá no local, e na hora de pendurar elas eram muito curtas para a porta inteira e muito longas para meia porta. Foi minha super irmã Luly quem deu a idéia de cruza-las, e achei que ficou lindo.

Como o pé direito do salão é super alto em um dos lados, fiquei preocupada em parecer vazio. Então caprichei nos penduricalhos.
Muitas lanternas da Martha, muitos pompons de papel de seda e muitas bolas de lã, que em breve vão aparecer num semi-tutorial por aqui.

Foi muita coisa pra pendurar. E era super alto também.
Ainda bem que a minha irmã topou sacrificar a noite de sexta dela pra me ajudar. Ficamos até meia-noite só pendurando enfeites e mais enfeites.

Os chapeuzinhos comprei prontos e só colei o adesivinho que fiz com os nomes das crianças e o pompom de lã (igualzinho vi na festa da Clarinha).
Ao lado deles coloquei um vaso com pinóquios verdes.

Ao invés de dividir os banheiros entre homens e mulheres, achei melhor dividi-los entre adultos e crianças.
Então coloquei um redutor de assento para os pequenos e deu super certo. Só de ver o redutor, eles já sabiam qual era o banheirinho deles.
Também montei um trocador para os bebezinhos.

Montei uma mesa com sucos e garrafinhas, para que as próprias crianças pudessem se servir durante a festa.

Fiz varais com fotos, doze fotos para doze meses do Matias, e quatro fotos da Malu, uma recém nascida e uma para cada ano.
Pintei os grampos de roupa com tinta PVA.

Comprei as suqueiras no Mercado Livre. Achei tão legal o resultado!
Ficou lindo e as crianças amaram se servir sozinhas.

Ninguém botou muita fé na minha água de hortelã. Acho que quase ninguém provou. Mas eu achei uma delícia!

E nove entre dez crianças preferem suco de uva, né? :)

A idéia original das garrafinhas, que vi em vários blogs lindos, eram garrafas de vidro. Mas quando imaginei a criançada correndo com vidro nas mãozinhas, arrepiei. Então fui de garrafa de plástico mesmo. Não é tão bonito, mas é bem mais seguro.

Coloquei os nomes pra não ter confusão de troca de garrafinhas.

E tinha M&M’s pra recepcionar as crianças.
Acho que todas gostaram. Sei que as minhas amaram, porque toda hora estavam com um potinho. :)

A mesa do bolo e dos doces eu achei que ficou um sonho.

As três toalhas das mesas principais (bolo, sucos e lembrancinhas) foram feitas com tecido que comprei em um armarinho.
A roxinha é tergal, a azul e a verde eu não entendi o nome do tecido, mas é 50 centavos mais caro que o tergal, que é bem baratinho.
Como estou sem máquina de costura, levei na costureira e ela fez a barra pra mim.

Na toalha da mesa principal, eu coloquei uma grinalda de círculos de papel dobrados ao meio.

Atrás da mesa coloquei os banners com os nomes dos dois, feitos em papel de scrapbook como tudo mais.
Ao lado do banner, coloquei só lanternas de papel e achei que ficou lindo!
Eu não sabia como prender as lanternas e mais uma vez foi minha irmã Lú quem deu a idéia e ne salvou.

Em cada extremidade, uma das quatro arvorezinhas do tema.

E o bolo que ficou a coisa mais linda do mundo, era fake para frustração geral da nação.
Achei que ia ser coisa demais ter cupcakes e mais o bolo, mas queria colocar as velinhas pra hora do parabéns.
Então encomendei um bolo falso, branco, lisinho, e decorei com botões nas cores da festa, e coloquei quatro velinhas, representando um aninho do Matias e três da Malu.
Ainda coloquei pompons de lã na base do prato de bolo, e achei que ficou bem legal.

E encomendei alguns cakepops, que não ficaram como eu tinha imaginado, mas que no fim das contas também fizeram sucesso entre os pequenos.

Os cupcakes estavam deliciosos. Super úmidos e bem recheadinhos.
Mas da próxima vez vou caprichar mesmo num belo bolo (de verdade, né?) e encomendar só uma dúzia de cupcakes.
Porque o meu pessoal não come cupcakes, não adianta. Ano passado foi a mesma coisa. Se tem bolo, todo mundo come, mas cupcake sempre sobra um montão.
O Fá me disse que é por ser mais complicado de comer. Ele mesmo é fã incondicional de bolos, mas não come cupcakes.
Eu adoro, mas acho que sou uma das poucas, então eu fui vencida.
Uma pena, porque o efeito visual é incrível.
Mas se você gosta de cupcakes, super recomendo a Patricia, viu? (Vou colocar o link dela no final do post).

As tags foram super trabalhosas, e foram muitas! Colar os tronquinhos nas copinhas das mini-árvores exigiu muita destreza pra minha pouca coordenação.
Mas eu achei o resultado lindíssimo, e por isso se prepare, porque vem chuva de fotos de cupcakes, olha só:

E vocês viram que lindas minhas tags de mesa com botões?
Eu estava com a fita banana na mão pra colar as copas de papel quando me veio a idéia de substituí-las pelos botõezinhos!
Adorei o resultado!

Os docinhos estavam incríveis.
Pela primeira vez alguém veio me perguntar quem tinha feito os docinhos da festa, e olha que não foram nem uma, nem duas pessoas, foram várias. E já recebi mais uns três e-mails perguntando depois disso.
Encomendei os docinhos e salgadinhos da Fernanda (vou colocar o link dela no final do post também) e tudo foi super elogiado. Também contratei com ela o serviço de garçom e de copeira e fiquei muito, muito feliz com tudo.
Certeza que vou contrata-la de novo. Todo mundo elogiou demais.

E deixei por último o que mais gostei, meus topiários.
Tinha guardada aqui essa idéia há muito tempo, e assim que decidi o tema, lembrei deles. São arvorezinhas perfeitas, não são?
Fiz só seis, porque eles são super trabalhosos também, mas olha só que coisas lindas

Esse é mais um tutorial que vai aparecer em breve por aqui. :)

Os troncos também são galhos, todos catados na casa da minha mãe.
E o musguinho conseguimos em uma expedição em família até a praça pertinho aqui de casa. Foi super divertido pras crianças.

E então, não ficou tudo lindo?
Eu fiquei encantada com o resultado, quando terminei tudo e parei pra olhar.
Mesmo sendo bem cansativo preparar tudo isso, principalmente com duas crianças pequenas em casa, achei que valeu super a pena.
E a parte boa é que tenho quase um ano inteiro pra descansar até a próxima. ;)

Bem, agora falando das roupas das crianças, eu tinha encomendado camisetinhas personalizadas pra eles, cada uma com o número do seu aniverário.
Ficaram lindas, mas como fez muito frio (e choveu rios) no dia da festa, as camisetas ficaram escondidinhas a festa toda embaixo dos casacos.
Até fiz um esforço pra tirar os casacos na hora do parabéns, mas mesmo assim, com os dois no colo as camisetas acabaram não aparecendo em nenhuma foto.
A da Malu vocês vão poder conferir na festinha da escola, que volto pra postar logo. A do Matias vou esperar esquentar um pouquinho e vestir nele, pra fotografar.

A Malu ganhou outra pettitskirt lindona pra este aniversário. Até hoje é uma das coisas que mais me perguntam sobre a festa de dois anos dela: onde comprei a saia. Desta vez encomendei em outra loja e consegui um preço melhor, só $ 39,90. Vou colocar o link lá embaixo.


Como pros meninos não existe algum item comparável a uma pettitskirt, eu encontrei uma boininha bem linda pro Matias. Só que claro que ela não ficou na cabeça dele por muito tempo, assim como os tênis, que também foram arrancados rapidinho.

E eles se divertiram muito.
A Malu se acabou na cama elástica e o Matias na piscina de bolinhas.
Quando vi a previsão do tempo, que era de muita chuva, mudei toda configuração do salão, pros brinquedos caberem do lado de dentro.

Eles também amaram ter tantas crianças pra brincar, tanta gente querida dando parabéns e carinho de montão e claro, a enxurrada de presentes.

Foi uma festa super linda, com alguns imprevistos, claro, mas com muito amor e muita amizade no ar.
E nós ficamos todos realizados.

E como a Malu precisava de uma foto da mami fazendo algo que ela gosta, pro dia das mães da escola, aproveitei que o Fernando, meu fotógrafo preferido estava lá, e pedi pra ele me fotografar fazendo algo que eu realmente gosto, que é organizar festas pros meus filhotes.

Está convincente ou não? ;)

Tenho que agradecer muito minha irmã Lu, que me ajudou na sexta-feira a noite a decorar o salão e que salvou a minha vida quando a escada escorregou e por pouco eu não me espatifei no chão.

Também à minha mãe queridona, que me emprestou os vasos para as flores e o forno pra esquentar os salgadinhos, cuidou do Matias a festa quase inteirinha e ajudou na desmontagem do salão, que é a parte mais chata de todas.

E ao meu irmão, que comprou refris correndo (consegui congelar todos antes da festa) e também ficou horas depois da festa ajudando a desmontar e carregar tudo, e mesmo quebrando uma das minhas suqueiras, ele foi um amorzão! :)

Mas principalmente ao Fá, que ajudou muito no dia da festa, de manhãzinha até de noitão, mas que também cuidou das crianças nos finais de semana pra eu conseguir fazer os topiários, as bolas de lã, os centros de mesa e tudo mais.

Obrigada mesmo pessoal! Amo vocês!

E vamos lá então para os links:

- A maioria das fotos deste post (todas as mais lindas) são do meu fotógrafo preferido, Fernando Cesar, que além de super talentoso e profissional é também marido da Bruna e pai da Clarinha, aquelas da festa que inspirou esta festa.

- Os cupcakes deliciosos e lindos, feitos com muito capricho são da Design & Cook Cupcakes, da Patrícia, que é uma querida e é super atenta aos detalhes.

- Os doces e salgados – (retirei a indicação pois eu e mais algumas amigas tivemos problemas com os serviços em outros eventos).

- As mesas, cadeiras, toalhas brancas e até o refrigerador loquei da Vip Service. Eles foram bem atenciosos e pontuais.

- A saia da Malu comprei na Etsy, na lojinha Mama’s Sew Crazy, a Angela é super querida e atenciosa.

- As suqueiras comprei no Mercado Livre. A vendedora de quem comprei não tem suqueiras anunciadas no momento, mas é só pesquisar.

- As lanternas de papel são da Martha Stewart. A caixa com 6, em dois tamanhos e três tons da mesma cor custa menos de $15.

- E como sempre muita gente quer saber, já vou deixar aqui: a máquina de corte que eu uso pra recortar todas essas coisas lindas em papel é a Silhouette Cameo. As impressões eu faço em casa com a minha HP chinfrim velha de guerra jato de tinta.

Assim que der volto com as fotos da festa da escola e os tutoriais prometidos.

Espero que tenha valido a pena esperar!

Lahna :)



Viewing all articles
Browse latest Browse all 29